Como Plantar CatNip a Erva de Gato em casa


Pode ser plantada até em apartamento se tiver um cantinho com sol.






O nome popular é Catnip, mas também é conhecida como erva dos gatos, erva-gateira, erva-gato, neveda dos gatos, catmint (inglês), hierba del gato (espanhol), herbe aux chats (francês), cataria (italiano) e o nome científico: Nepeta Cataria.

Essa erva é da mesma família que o Hortelã e suas folhas se assemelham muito apesar da folha do Catnip ser um pouco maior. É nativa da Europa e da Ásia, mas já é muito comum no Japão e também na América do Norte. 



O odor exalado pela planta contém uma substância chamada Neptalactone que ao ser percebida pelo Órgão de Jacobson, um órgão olfativo que os gatos têm no céu da boca, faz com que o instinto predador do animal seja estimulado.

A reação à planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes ( cerca de 30% são imunes), enquanto outros possuem uma reação maior, geralmente os machos. Tal reação dura poucos minutos e após duas horas o gato se recompõe completamente.

A mesma reação voltará a acontecer somente quando entrar em contato com a erva.

Você pode encontrar a erva em sementes e em mudas, prontas para o plantio. Se você conhece alguém que já está cultivando catnip, pode pedir-lhe algumas mudas ou sementes, pega fácil.

Além de causar êxtase no seu gato, plantar Catnip em casa pode lhe trazer vários outros benefícios, pois essa erva atrai abelhas que polinizam flores e frutas, ao mesmo tempo em que repele pragas indesejadas no seu jardim. Ratos também não serão um problema na sua casa, pois o Catnip repele ratos e outros roedores, além de insetos caseiros e baratas.

Para plantar as sementes, faça-o em uma pequena lata ou vasinho, cobrindo com uma pequena quantidade de terra, em torno de 1 cm.

Regue com frequência e cuidado, duas vezes por dia no início, até que a planta tenha brotado. Para mais de uma muda, plante com distância de 2 com entre elas.

Plante em um local arejado para que a erva possa receber luz solar, essas plantas gostam bastante de sol, mas cuidado com o excesso para não queimá-las.

Depois de plantada, a erva pode demorar um tempo, mas vai crescer. No Brasil, a melhor época para plantar a erva é no verão, embora corra o risco da muda morrer se o clima estiver muito seco.


foto de Adriana Tamy Saito

Muito importante: Mantenha seu gato longe da planta até que ela cresça um pouco mais! Isso pode ser um pouco desafiador, pois a tendência é que o gato coma suas mudas, ou simplesmente deite-se em cima das plantinhas, fazendo com que elas não cresçam. 

Coloque uma proteção. Plantar em um local elevado ou em uma lata pode evitar o problema, especialmente se houver muitos outros gatos no bairro, eles sentem a catnip de longe! 

O ideal é cultivar a erva em um vasinho, floreira ou lata com terra até que o catnip possa ser transferido para o seu jardim.

A planta adulta atinge mais de 50 cm de altura.

Se você precisar de um recipiente, converse com o vendedor que lhe fornecer as sementes ou mudas, alguns vasos podem ser suspensos para evitar que os gatos estraguem a planta.

Cuidado, esta erva pode se tornar facilmente uma erva daninha. Tenha em mente que se você plantar uma muda de catnip, muito provavelmente pelo menos mais duas mudas irão aparecer em outros lugares possivelmente indesejados de seu quintal! 

Se o seu gato parecer estar rolando em determinados lugares em seu quintal, poderá ser um sinal de que o catnip está crescendo em outros lugares.

A erva é considerada terapêutica para a recreação e controle do stress de felinos, sem efeitos tóxicos e nenhuma dependência química ou física. 

Os gatos adoram comer as folhinhas, alguns gostam mais das frescas, outros preferem as folhinhas secas; basta deixar ficar bem seca e quando desidratar guardar em um vidro fechado.

Recomenda-se que seja permitido o contato do felino com uma folha de erva, por exemplo, cerca de duas vezes por semana.

Se desejar uma opção, os gatos também reagem da mesma forma com outras plantas, principalmente a Valeriana (Valeriana Officinalis).

Outras propriedades da Nepeta Cataria: 

As folhas de catnip são usadas a séculos como erva medicinal para humanos também, para tratar uma série de doenças, incluindo a insônia. Ao contrário do efeito estimulante que tem sobre os gatos, em seres humanos faz o oposto. 

É geralmente tomada em infusão. Para fazer o chá, basta colocar uma colher de chá de folhas de catnip em um copo de água quente e adoçar com mel, se necessário.

Catnip é uma erva ideal para adicionar aos chás de ervas para o tratamento de gripes e resfriados, pois promove a transpiração para ajudar a reduzir a febre e as suas propriedades antiespasmódicas ajudam na redução da tosse. 

Combinada com outras ervas como a camomila, maracujá, ou lavanda meia hora a uma hora antes de deitar irá resultar em uma sonolência natural para promover um sono repousante. 

Durante períodos de estresse ou ansiedade, as propriedades calmantes de uma xícara de chá de suas folhas reduz a tensão.

Esta plantinha tem muitas e muitas outras propriedades, estas são apenas algumas.





Você aprende muitas rezas, benzimentos, proteções e banhos para todo tipo de necessidade nos livros de Theresa Tullio: 



Para conhecer e saber onde adquirir os livros de Theresa Tullio, clique no link:


ALERTAS:

Ervas, sementes, cascas, folhas ou qualquer elemento natural que componha nossas receitas são naturais mas TAMBÉM TÊM RESTRIÇÕES! Há ingredientes que não podem ser usados por pessoas diabéticas, ou com hipertensão, grávidas, pessoas com anemia, doenças autoimunes e outras. Há diversos componentes de nossa flora que podem causar alergia caso a pessoa seja sensível aos seus agentes ativos. 



Vale esclarecer: 

"Todo o conteúdo publicado neste blog ou em quaisquer dos meus demais sítios na Web objetivam tão somente esclarecimento introdutório e superficial porém sério e responsável sobre os temas abordados. São resultado de material coletado em minhas pesquisas e estudos, sob consultas e leituras advindas de fontes confiáveis, selecionadas criteriosamente, compilados e transcritos da forma mais clara e acessível possível, como acredito deve ser qualquer iniciativa de disseminação do conhecimento. Para aqueles que desejarem se aprofundar, procuro sempre que possível, citar as fontes para que prossigam a jornada com suas próprias pernas. Boa leitura, aproveite e compartilhe!" 
Theresa Tullio











Fontes de consulta, pesquisa e bibliografia Segredos da Dinda:

Tenha um maravilhoso dia e conte com este Espaço para uma Maravilhosa Vida!

Sobre a Autora:

Theresa Tullio é Pesquisadora de Herbalismo e Herbologia, Life Coach e Orientadora Holística. Especialista nas técnicas de aplicação do Pensamento Positivo e do Segredo de Carnegie, escreve livros sobre os temas que pesquisa. Especialista em Análise de Nome Publico, estuda e pesquisa Numerologia desde 1999 e faz Mapas e Estudos Pessoais sob encomenda.


4 comentários:

  1. Gostei da explanação sobre a erva Nepeta Cataria. Adorei a riqueza de assuntos da página.
    Abre nosso apetite espiritual e fitoterápico, rsrsrs Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é gentil, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado, volte sempre! Theresa Tullio

      Excluir
  2. Muito interessante e também esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tenha gostado, Abraços e volte sempre! Theresa Tullio

    ResponderExcluir

Olá, pessoa especial... Gostou? Diga algo a respeito. Ei! Antes de passar para outro artigo, por favor, deixe uma opinião, quando experimentar, volte e diga como foi... É rapidinho e essencial para trazermos sempre as dicas e receitas que você realmente precisa! Boa sorte! Muito obrigada, Theresa Tullio.